12.3.07

efetivamente, sobre o quê e sobre quem posso dizer: "eu conheço isto!"? este coração que há em mim, posso senti-lo e julgo que ele existe. o mundo, posso tocá-lo e também julgo que ele exite. aí se detém toda a minha ciência, o resto é construção. pois quando tento captar este eu no qual me asseguro, quando tento defini-lo e resumi-lo, ele é apenas água que escorre entre meus dedos. posso desenhar, um por um, todos os rostos que ele costuma assumir, todos também que lhe foram dados, esta educação, esta origem, este ardor ou estes silêncios, esta grandeza ou esta baixeza. mas não se somam os rostos: este coração que é o meu permanecerá indefinível para sempre. o fosso entre a certeza que tenho da minha existência e o conteúdo que tento dar a esta segurança jamais será superado. para sempre serei estranho a mim mesmo.


do filósofo franco-argelino albert camus, em "o mito de sísifo".

Um comentário:

Ana M disse...

é a terceira, quarta ou quinta vez que volto para ler isto. fui até procurar o livro. é exato.

bisou